Informações Atualizadas sobre Friburgo

Nova Friburgo, 18 de janeiro de 2011.
Ontem foi um dia especial. Recebemos diversas visitas que nos animaram com suas ofertas porém, muito mais com seus corações.

Estiveram entre nós Rev. Edilson Soares Peixoto, pastor da Igreja Presbiteriana de Cachoeiras de Macacu, acompanhado de sua esposa Eliane e do diácono Willian;  Rev. Conrado, pastor da Igreja Presbiteriana de Rio das Ostras, acompanhado de sua esposa Josiane e de um irmão daquela igreja (a quem peço perdão pela falta ao esquecer seu nome); Presbítero Sidcley e o Diácono Rogério, ambos da Igreja Presbiteriana de Saracuruna; e Rev. Edson Fernando e Diácono Pedro da Igreja Cristã de Ipanema. 

Continuamos recebendo várias e várias mensagens de apoio e participação e somos gratos a todos. Pedimos perdão caso não tenhamos respondido a alguém.


Ontem foi possível chegar às localidades de Banquete e São José do Ribeirão. Tivemos boas notícias em meio as grandes dificuldades vividas lá por nossos irmãos. De fato grande parte da região de Banquete e São José do Ribeirão ficou alagada, porém não houve mortes na região (dado confirmado). Agora o momento é de ajuda na reestruturação material e emocional das famílias atingidas. Foi feito contato com o Presbítero Carlos da IP Banquete e o mesmo informou que o Rev. Gilmar, pastor da IP S.J. Ribeirão, e sua família estão bem, porém emocionalmente abalados. Por isso pedimos que oremos especialmente por eles. Os moradores destas localidades estão sendo atendidos inicialmente pelo poder público. Porém já temos o plano de apoio para os momentos seguintes ao atendimento emergencial que tem sido feito.


A chuva que ameaçou chegar com muita força no final da tarde, graças a Deus veio com pouca intensidade, não causando maiores transtornos do que os já vividos.


Nossos trabalhos foram até 02:00 da manhã, mas com gratidão por que temos certeza de que o Senhor nos valerá. Abaixo uma simples imagem criada afirmando a nossa esperança.


Um abraço a todos e até breve, se Deus quiser.









 

Nova Friburgo, 16 de janeiro de 2011.

As chuvas foram presentes mas não foram tão intensas como ontem. 


A circulação de trânsito continua difícil especialmente no centro e demais áreas afetadas.


A dificuldade de acesso para alguns lugares nos colocam impedimento para alcance das igrejas que estão em localidades atingidas. Ainda não foi possível manter contato com alguém da Igreja Presbiteriana de Banquete e Bom Jardim, que foi uma região bem atingida.


Temos a confirmação de que a casa do Rev. Gilmar Freitas e o templo da Igreja pastoreada por ele, no distrito de São José do Ribeirão foram totalmente inundados pelas águas do rio. Graças a Deus o nosso irmão e família conseguiu sair com vida. Déborah Santos, filha do Pastor Carlos Alberto, pastor da Igreja de Barra Alegre que fica próxima a São José do Ribeirão, informa que os danos materiais na Igreja de São José de Ribeirão foram totais, e praticamente o mesmo aconteceu com o Rev. Gilmar. Contamos com sua oração por esse nosso irmão e igreja, que possívelmente teve mais famílias de membros atingidas.


Rev. Wilkins, pastor da Igreja do Catarcione, informa que naquela localidade houve 5 mortes e há 60 pessoas desabrigadas. Oremos para que o consolo do Senhor seja sobre os enlutados e aflitos e para que a Igreja seja canal de bençãos.



Está sendo feito um cadastramento das famílias atingidas e das famílias que abrigam para que organizadamente se possa atender aos mesmos pelo maior tempo possível. As Igrejas Central, Cônego e Olaria estão atuando ativamente na distribuição de roupas, alimentos e água. E agora busca-se contato com todas as demais igrejas para que todos os donativos recebidos sejam distribuídos de acordo com as necessidades em todos os lugares.

Muitos irmãos e igrejas de várias partes do país e especialmente do Estado têm manifesto solidariedade. Há mobilizações que dentro em breve vão chegar a Nova Friburgo, bem como às demais regiões atingidas. Saibam estes irmãos que têm nossa profunda gratidão.

Algumas igrejas não puderam realizar suas programações dominicais visto que boa parte de seus membros estão em lugares de refúgio. Contamos com suas orações para que as igrejas não sejam tomadas por um desânimo, em tempos tão difíceis.

Foi criada uma comunidade no ORKUT: Nova Friburgo vai por-se em pé! Fiquem a vontade para acessá-la e tornarem-se participantes.


E, por fim, que o nosso Senhor abençoe a todos. A esperança é viva no coração: Friburgo vai por-se de pé! Deus há de nos valer! Juntos vamos conseguir!

Nova Friburgo, 15 de janeiro de 2011.

Chuva forte ao início da tarde trazendo novos alagamentos e algumas quedas de barreira. Trânsito impedido de Muri para Friburgo (rota 116 estrada que vem do Rio de Janeiro);


Chuva média a mais de 60 minutos o que aumenta os riscos de circulação. 


Na casa do Pastor Gilmar Freitas da Costa, Igreja Presbiteriana de São José do Ribeirão, houve inundação, com água chegando até o teto. Possivelmente o templo tenha sido inundado também, visto estar no mesmo nível da casa pastoral.


A Igreja fica numa pequena localidade do município de Bom Jardim. 


Confirmadas três mortes de membros da Igreja Presbiteriana de Conselheiro Paulino. Não se tem informações de outros falecimentos. 


Confirmadas três mortes de pessoas da Igreja Presbiteriana Sanglard.


A localidade de Banquete está isolada e nela há a Igreja Presbiteriana de Banquete. Há notícias de que famílias foram atingidas com várias perdas materiais, porém não houve óbitos, graças a Deus. Não temos contato direto com as pessoas da Igreja ou com o Pastor Hamilton. 


As distribuições de alimentos têm sido feitas em várias localidades com a mobilização intensa de boa parte da população. 


Temos recebidos muitas mensagens de solidariedade e desejo de contribuição, pelo que somos eternamente gratos.


Que o nosso Senhor abençoe a todos. A esperança é viva no coração: Friburgo vai por-se de pé! Deus há de nos valer! Juntos vamos conseguir!



Um comentário:

  1. A igreja Presbiteriana de São José, foi totalmente Alagada , não sobrou NADA.
    A aguaa fooi quase até o teto ( e olha que a igreja é alto). Vamos estar orando pela Vida do Pr. Gilmar e sua Familia , a unica coisa qe conseguiram salvar foi o carro , notebook e algumas roupas... o restoo fooi tudo pro lixo :(
    OBS. Tenho foto da igreja no meu orkut !!
    By= Deborah Santos ' Filha do Pr. Carlos Alberto (IPBarra Alegre)

    ResponderExcluir